Da Redação |
A Defesa Civil informou que o alto volume de chuva registrado na terça-feira (4), já supera um terço da média histórica prevista para todo o mês de março. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação meteorológica localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga avenida Recife, registrou 109,6 milímetros de precipitação até as 21h. Esse valor representa 34,15% da normal climatológica para março, que é de 320,9 milímetros.
O volume intenso de chuva em um único dia trouxe transtornos significativos à cidade. A Defesa Civil contabilizou 32 ocorrências em diferentes regiões de Manaus, incluindo alagamentos, desabamentos de muros, deslizamentos de barrancos e bueiros entupidos. As zonas Leste e Norte foram as mais afetadas, com nove e três alagamentos registrados, respectivamente. Além disso, houve casos de desabamentos de casas de alvenaria, principalmente nas zonas Norte e Sul.
Diante do cenário, a prefeitura reforçou o alerta para possíveis alagamentos e complicações no trânsito, especialmente em áreas vulneráveis.
As equipes da Defesa Civil foram mobilizadas para atender às ocorrências e minimizar os impactos, garantindo a segurança da população.
Normal climatológica e anomalias
A normal climatológica é calculada com base na média de chuvas registradas ao longo de, pelo menos, 30 anos para o mês de março. Esse índice serve como referência para avaliar se a precipitação está dentro do esperado. Quando o acumulado mensal ultrapassa significativamente essa média, caracteriza-se uma anomalia positiva, como ocorreu nesta terça-feira. O volume de chuva registrado em apenas um dia já aponta para um mês atípico em termos de precipitação.
Canal de atendimento
Em caso de emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil por meio do número alternativo (92) 98802-3547, disponível 24 horas. O Disque 199, canal oficial de comunicação, encontra-se temporariamente inoperante devido a falhas técnicas da operadora Oi.