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Inicial Câmara Municipal de Manaus

‘Censor de livros’, vereador diz que texto de livro do 6º ano ‘banaliza suicídio’

Redação Divulgado por Redação
13/09/2021
na categoria Câmara Municipal de Manaus
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‘Censor de livros’, vereador diz que texto de livro do 6º ano ‘banaliza suicídio’
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MANAUS – O vereador Raiff Matos (DC) informou na tribuna da CMM (Câmara Municipal de Manaus) que vai questionar o Ministério da Educação sobre o conteúdo de um livro de Língua Portuguesa que, segundo ele, “banaliza o suicídio”.

O livro didático da série Avalia Brasil é destinado a estudantes do 6º Ano do Ensino Fundação. Segundo o vereador, o material é distribuído pelo Governo Federal e é utilizado pela rede estadual de Educação.

“Estou fazendo a minha parte e vou continuar alerta para preservar as famílias, inclusive nas escolas”, diz o vereador.

Vereador faz ‘blitz’ na Semed para saber se há conteúdo de ‘doutrinação’ em livros

Membro da bancada evangélica e defensor das bandeiras bolsonaristas, Raiff criou o hábito de dar ‘blitz’ em escolas e secretarias de educação, recolher material didático e opinar se o conteúdo dos livros estão o não de acordo com o que ele pensa.

Raiff diz que não prega a censura do texto, mas entende que ele não é adequado para alunos do 6º ano.

“Que fique claro que não se trata de censura a nenhum livro. Mas apenas uma adequação de conteúdo à faixa etária para a preservação dos estudantes”, disse o vereador.

O texto censurado pelo vereador é um trecho do conto “Dois corpos que caem”, do escritor João Silvério Trevisan.

O conto integra o livro “Os cem melhores contos do século” (Editora Objetiva).

O escritor é um ativista da causa LGBT no Brasil desde a década de 1970.

Escritor João Silvério Trevisan (Foto: Reprodução/TV Brasil)

O conto:

Dois corpos que caem*

João Silvério Trevisan

Por simples acaso, dois desconhecidos encontraram-se despencando juntos do alto do Edifício Itália, no centro de São Paulo.

– Oi – disse o primeiro, no alvoroçado início da queda. – Eu me chamo João. E você?

– Antônio – gritou o segundo, perfurando furiosamente o espaço.

E, só pra matar o tempo do mergulho, começaram a conversar.

– O que você faz aqui? – perguntou Antônio.

– Estou me matando – respondeu João. – E você?

– Que coincidência! Eu também. Espero que desta vez dê certo, porque é minha décima tentativa. anos venho tentando. Mas tem sempre um amigo, um desconhecido e até bombeiro que impede. Você afinal está se matando por quê?

– Por amor – respondeu João, sentindo o vento frio no rosto. – Eu, que amava tanto, fui trocado por um homem de olhos azuis. Infelizmente só tenho estes corriqueiros olhos castanhos…

– E não lhe parece insensato destruir a vida por algo tão efêmero como o amor? – ponderou Antônio, sentindo a zoada que o acompanhava à morte.

– Justamente. Trata-se de uma vingança da insensatez contra a lógica – gritou João num tom quase triunfante. – Em geral é a vida que destrói o amor. Desta vez, decidi que o amor acertaria contas com a vida!

– Poxa – exclamou Antônio – você fez do amor uma panaceia!

– Antes fosse – replicou João, com um suspiro. – Duvidoso como é, o amor me provocou dores horríveis. Nunca se sabe se o que chamamos amor é desamparo, solidão doentia ou desejo incontrolável de dominação. O que na verdade me seduz é que o amor destrói certezas com a mesma incomparável transparência com que o caos significante enfrenta a insignificância da ordem. Não, o amor não é solução para a vida. Mas é culminância. Morrer por ele me trouxe paz.

Ante o vertiginoso discurso, ambos tentaram sorrir contra a gravidade.

– E você, como se sente? – perguntou João a Antônio.

– Oh, agora estou plenamente satisfeito.

– Então por que busca a morte?

– Bom – respondeu Antônio – me assustou descobrir um fiasco primordial: que a razão tem demônios que a própria razão desconhece. Daí, preferi mergulhar de vez no mistério.

– Sim, da razão conheço demasiados horrores. Mas que mistério é esse tão importante a ponto de merecer sua vida?

– Não sei – respondeu Antônio. – Mistério é mistério.

– Mas morto você não desvendará o mistério! – protestou João.

– Por isso mesmo. O fundamental no mistério é aguçar contradições, e não desvendar. Matar-me, por exemplo, é bom na medida que me torna parte do enigma e, de certo modo, o agudiza. Tem a ver com a fé, que gera energias para a vida. Ou para a história, quem sabe…

– Taí um negócio que perdi: a fé. Deus para mim… – e João engasgou.

– Ora – revidou Antônio vivamente. – A fé nada tem a ver com Deus, que se reduziu a uma pobre estrela anã de energias tão concentradas que já nem sai do lugar. Deus desistiu de entender os homems, e virou também indagador. Sem Deus nem Razão, a única fé possível é mergulhar neste abismo do mistério total.

– Mas para isso é preciso ao menos saber onde está o mistério – insistiu João com os cabelos drapejando ao vento.

– Ué, o mistério está em mim, por exemplo, que me mato para coincidir comigo mesmo. Mas há mistério também em você: seu morrer de amor é o mais impossível ato de fé. Graças a ele, você participa do mistério. Porque se apaixonou pelos abismos. 

João olhou com olhos estatelados, ao compreender. E Antônio, que já faiscava na semi-realidade da vertigem, gritou com todas as forças:

– Há sobretudo este mistério maior de estarmos, na mesma hora e local, cometendo o mesmo gesto absurdo e despencando para a mesma incerteza, por puro acaso. Além de cúmplices, a intensidade deste mergulho nos tornou visionários. Você não vê diante de si o desconhecido? É que já estamos perfurando a treva.

E como tudo de fato reluzia, João também ergueu a voz:

– Sim, sim. É espantoso o brilho do absurdo.

– E agora – disse Antônio bem diante do rosto de João – falemos um pouco da permanência. Você gosta dos meus olhos azuis?

Foi quando os dois corpos se estatelaram na Avenida São Luiz.

*Reproduzido do livro “Os cem melhores contos do século” (Editora Objetiva), seleção de Italo Moriconi

Assuntos: CMMRaiff Matos
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