Por Janaína Andrade |
A banca organizadora do concurso público da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) será escolhida até o final deste mês de maio. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa Legislativa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), em discurso na manhã desta quarta-feira, 7.
“Até o final do mês de maio, nós vamos já ter a empresa que vai ser uma empresa séria, qualificada, que tenha feito concursos públicos em todos os estados, no Amazonas. Será uma instituição que com certeza é séria, porque eu eu quero dizer aqui dessa tribuna: não vou aceitar nada de irregular nesse concurso público. Não vou aceitar interferência de ninguém. Não vou aceitar ter alguém que venha querer prejudicar o nosso concurso, porque a nossa gestão ela prioriza a eficiência, prioriza o equilíbrio, prioriza trabalhar sério para que a gente possa entrar e sair aqui desta Casa de cabeça erguida”, disse Cidade.
O presidente anunciou ainda a criação de uma Comissão Especial responsável por acompanhar a realização do concurso e a assinatura da portaria nº 843 de 2025 para formalizar essa comissão, que será publicada no Diário Oficial. Outros poderes serão convidados a acompanhar o processo.
“E a nossa principal reivindicação e a minha que eu vou cobrar é que seja sério, é que não tenha nada que possa conflitar lá na frente. É muito triste a gente ver o que aconteceu na Câmara Municipal de Manaus e eu não vou aceitar esse poder legislativo passar por isso. Nós vamos fazer o concurso público. Nós vamos chamar também aqui os outros poderes, Tribunal de Justiça, Procuradoria, Defensoria Pública para acompanhar quem quiser acompanhar, porque vai ser um concurso sério”, observou o deputado.
O concurso da ALE-AM irá oferecer, conforme já anunciou Roberto Cidade, 100 vagas para chamamento imediato, sendo 60 delas para ensino superior e 40 para ensino médio, e 200 vagas para cadastro reserva.
O cronograma apresentado pelo presidente tem previsão de:
> Maio – Processo de escolha da Instituição que realizará o concurso público;
> Junho – Contratação da instituição e avaliação do edital do concurso público;
> Julho – Lançamento do Edital do concurso público;
> Agosto – Encerramento das inscrições para o certame;
> Setembro e outubro – Realização das provas;
> Novembro – Divulgação dos resultados;
> Dezembro – Homologação do resultado do concurso público.