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ALE-AM pressiona por soluções e DNIT apresenta plano para logística no AM

Redação Divulgado por Redação
26/04/2025
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ALE-AM pressiona por soluções e DNIT apresenta plano para logística no AM
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MANAUS – Os questionamentos frequentes e a preocupação permanente com a logística do Estado que, nos últimos anos, vem sendo ainda mais afetada por causas diversas motivaram o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), a convidar o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, para uma reunião de esclarecimentos nesta quinta-feira (24/4). Entre os temas abordados estão BR-319, BR-230, portos no interior do Estado e o porto da Manaus Moderna.

“Foi uma reunião importante e fico feliz e otimista em ver que o DNIT tem se mostrado aberto ao diálogo com esta Casa. Disposto a enfrentar os grandes e diversos desafios logísticos que o nosso Estado possui. Sei que esses desafios são enormes. Aqui, em um ano se tem a maior cheia e no outro a maior seca, mas hoje vejo que o DNIT está numa direção mais tranquila, com um homem preparado. O superintendente veio aqui, respondeu todas as nossas dúvidas e nos apresentou o planejamento do órgão. Acredito que as coisas estão andando e que nós teremos as respostas para a população do nosso Estado”, afirmou Cidade.

Entre os pontos apresentados pelo superintendente regional do DNIT estão o início da pavimentação dos primeiros 20 quilômetros do Lote C, da BR-319, que compreende 52 quilômetros em sua totalidade. De acordo com Fanaia, desde 2011, o Lote C não recebia obras de construção. O restante do chamado “Trecho do Meio” da rodovia, cerca de 350 quilômetros, carecem de licenciamento ambiental, mas, conforme Orlando Fanaia, as licenças “já estão em andamento”.

“A Assembleia sempre tem nos cobrado e isso é importante. Agradeço pelo espaço e por me deixarem passar as informações sobre o que vem sendo feito. Esse apoio é importante, assim como tem sido importante o apoio da bancada Federal. Nesse ano vamos ter a felicidade de colocar o nosso planejamento em prática. É um planejamento a curto, médio e longo prazos. Tivemos alguns avanços, como as obras na BR-319, que não aconteciam desde 2011”, disse o superintendente.

Outro ponto abordado foi sobre as pontes caídas sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá. Conforme o superintendente, uma das pontes deve ter sua obra concluída ainda em 2025 e a outra tem previsão de conclusão no próximo ano. Também foi falado sobre a trafegabilidade na BR-230, a Rodovia Transamazônica, que interliga os municípios de Apuí, Humaitá e Manicoré, no Sul do Estado, e a situação dos portos no interior, entre eles o de Borba e de Manicoré.

“Discutimos a situação da Transamazônica que, em razão da cheia, elevou o nível da água para cerca de 15 metros, isolando Apuí e a comunidade de Santo Antônio do Matupi. O superintendente informou que já está em andamento a contratação emergencial de duas balsas. A expectativa é de que até o final desta semana, as empresas responsáveis enviem as balsas para o transporte emergencial de insumos para essas localidades”, afirmou Cidade.

Em relação ao porto de Borba, o deputado presidente foi informado pelo superintendente de que até 15 de maio o porto provisório deve estar em funcionamento. “Estive em Borba com o prefeito Toco Santana e, emergencialmente, já está indo uma balsa temporária e esse porto provisório estará funcionando a tempo para o uso da população no festejo de Santo Antônio de Borba”, completou.

“Quero colocar também o avanço do porto de Manicoré, que tem mais de 10 anos que está parado ali, mas nós mobilizamos e vamos começar as obras. Muito em breve vamos lançar a licitação de lá, Tefé e Fonte Boa. Temos vários estudos em andamento para que a gente possa realmente melhorar, paulatinamente, a logística. Até porque você não consegue atacar tudo de uma vez, são vários problemas, mas a gente já teve muita coisa em andamento”, declarou Orlando.

Assuntos: AmazonasBR-319DNITroberto cidade
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