MANAUS – A ALE-AM (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) paga R$ 2,2 mil de “auxílio-moradia” para deputado que informar não possuir casa própria em Manaus. A ajuda de custo é pouco conhecida pela população, e, segundo o presidente da Casa, Josué Neto (PSD), há muito tempo não é usada pelos deputados.
“Existe esse auxílio, existe. Mas há muitos anos ele não é efetivamente aplicado”, disse Josué. Segundo o deputado, o último parlamentar que usou o auxílio-moradia foi Wilson Lisboa.
“O último deputado que utilizou o auxílio-moradia aqui na Assembleia Legislativa, pelo que consigo me lembrar, foi o deputado Wilson Lisboa, que ficou deputado de 2007 a 2010”, disse Josué.
Não precisa
Natural de Tefé, o líder do governo na ALE-AM, Carlinhos Bessa (PV), disse na manhã desta quarta-feira (13) que abriu mão do benefício. Ele está no primeiro mandato.
O presidente da ALE-AM não soube responder se na atual legislatura mais deputados pediram acesso ao auxílio-moradia.
“Veja bem, vários colegas são oriundos do interior, quais os colegas que não tem casa própria na cidade de Manaus eu não sei te responder. Para quem não tem casa própria pode solicitar, mas acredito que a maioria tenha casa na cidade de Manaus”, declarou Josué.