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MP-AM apura legalidade de limite de alunos com deficiência por sala de aula utilizado pela Semed

Redação Divulgado por Redação
14/08/2023
na categoria Destaques
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MP-AM apura legalidade de limite de alunos com deficiência por sala de aula utilizado pela Semed

Sala de aula em escola da Semed, em Manaus (Foto: Semcom)

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Por Lúcio Pinheiro |

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) abriu um inquérito para apurar a legalidade de uma portaria do Conselho Municipal de Educação que estabelece limite para o total de estudantes do público-alvo da Educação Especial (Educação Inclusiva) em salas de aulas das escolas do município de Manaus.

A portaria (Nº 0062/2023/42PJ) foi publicada no Diário Oficial do MP-AM do último dia 10 de agosto. Entre as diligências determinadas pelo promotor Vitor Moreira, está o requerimento de informações da Secretaria Municipal de Educação (Semed) sobre o total de estudantes desse público alvo nas escolas municipais. A Semed tem 30 dias para apresentar os dados, a contar do dia 1º deste mês.

Na portaria, a promotora destaca que as informações da rede estadual, apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc)  mostram que não há superlotação de alunos com deficiência nas salas de aula.

“[…] planilha da SEDUC com inventário do número de alunos de educação inclusiva/especial por turma demonstra que no ensino público estadual, diferentemente do que se supunha, não há superlotação de alunos com deficiência nas salas de aula”, diz trecho da portaria.

A promotora afirma que ainda não recebeu as mesmas informações da Semed, em um pedido feito ainda no dia 31 de julho.

A resolução do Conselho Municipal de Educação que tem legalidade apurada pelo MP-AM é a de n.º 11 de 2016. No seu art. 15, o referido regramento define que cada turma deverá receber no máximo 02 (dois) estudantes do público-alvo da Educação Especial (Educação Inclusiva).

A reportagem enviou um pedido de nota à Semed. O texto será atualizado em caso de resposta.

Assuntos: alunos com deficiênciaConselho Municipal de EducaçãoEducação InclusivaMP-AMSemed
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